XTREMETUNING.FORUMEIROS.COM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

NITRO

Ir para baixo

NITRO Empty NITRO

Mensagem  Calibradonorte Qua Nov 28, 2007 9:06 pm

Da mesma forma que o turbo, o nitro é um equipamento destinado a aumentar o desempenho do motor do carro. Ao contrário do que muitos pensam, o nitro não explode, não é feito de nitroglicerina, não é a mesma coisa que nitrometano e outras coisas esquisitas que falam por aí. Ele é um gás, de fórmula química N20, composto portanto de duas partes de nitrogênio e uma de oxigênio, que fica armazenado dentro de um cilindro, normalmente instalado no porta-malas.

O famoso nitro (Óxido Nitroso) pode ser vendido em forma de kit ou em peças separadas, geralmente o kit básico acompanha: um cilindro, solenóides, mangueiras, bicos injetores (foggers) e peças para acabamento. A parte mais conhecida, é o cilindro, no qual pode adotar diferente cores e tamanhos dependendo de sua aplicação ou marca.

As marcas de kits de Óxido Nitroso mais conhecidas são: NOS, NX (Nitrous Express), Vennon e ZEX. Cada qual com sua cor de cilindro padrão, exemplo: NOS (Azul), NX (Branco/Cinza), Vennon (Preto), ZEX (Roxo), Powertech (Azul, Cromado).

O princípio de funcionamento é simples. A potência do motor é diretamente proporcional a quantidade de mistura ar+combustível que entra nos cilindros do motor. O nitro, faz a quantidade dessa mistura aumentar através de um processo físico-químico. Quando o Óxido Nitroso é injetado nos cilindros, o nitrogênio da molécula de N2O faz com que a temperatura da mistura - que já está dentro dos cilindros abaixe muito, como quanto mais baixa for a temperatura de um gás, mais denso ele fica, menor o seu volume. Desta forma, é possível aumentar a quantidade de combustível e oxigênio enviada a cada cilindro, provocando uma explosão muito maior dentro da cada câmara de combustão do motor.

Resumindo, o aumento da potência feita pelo nitro se deve a três fatores: resfriamento abrupto da mistura, o que aumenta o volume de mistura na câmara de combustão, ou seja mais combustível e mais ar (oxigênio) entrando nos cilindros. Além do comburente da formula que é o oxigênio, que coopera ainda mais com uma queima perfeita.

Esse aumento de potência pode assumir valores superiores a 100% (mais que o dobro da potência original), dependendo do motor e da regulagem do nitro. Como medida de seguraça para carros originais, aconselha-se a utilizar apenas 40% a mais de potência (em relação a potência original do carro).

Agora que você sabe o que ele faz, pode entender como é instalado no carro. O nitro fica lá quietinho dentro do cilindro. Quando é necessária mais potência, ou seja quando você apertar o botão no painel do carro, duas válvulas (tecnicamente chamadas de solenóides) entram em ação: uma delas libera o nitro do cilindro, que dispara por uma mangueira até ao motor, e a outra, libera combustível, que vai até o motor por outra mangueira.

Tanto o nitro quanto o combustível (no caso de injeção eletronica), entram no motor através de um bico injetor especial, o fogger. Cada um com suas características especiais..

A quantidade de foggers que é instalada no motor está relacionada com a quantidade de potência que será aumentada. Tomando como exemplo o motor AP do Gol, que têm quatro cilindros, pode-se colocar somente um na entrada da injeção eletrônica (antes do corpo da borboleta) ou carburador. Ou quatro no coletor de admissão, que vêm depois da injeção eletrônica ou do carburador. Essa uma preparação bem mais forte.

A grande vantagem do nitro é que você só usa quando quer. Seu carro pode ser totalmente original e receber um kit de nitro. Enquanto você não usá-lo, o comportamento do carro é o mesmo de quando saiu da fábrica - claro, se você não tiver outras preparações junto, como o turbo - mas ao necessitar de mais potência. é só "chamar o nitro" e segurar firme o volante. Sabendo usar, a durabilidade do motor é maior em relação ao turbo. A desvantagem é que o nitro não dura para sempre. Um cilindro padrão de nitro (10lbs), dura em média de 5 a 7 minutos de injeção, considerando que você aperte o botão durante uns 15 segundos no máximo por vez, um cilindro dá para 30 a 50 injeções.

Se você instalar um kit de nitro no seu carro, tenha o cuidado de saber usá-lo, só acione em locais seguros e nunca aperte por mais de 15 segundos o botão, se sua preparação for básica, e nem pense em injetar em uma curva, ou com o piso molhado, pois é perda de controle do carro na certa. Também não acione antes de tirar o pé da embreagem, para não arrebentar o motor ou o câmbio (daí depende da sua experiência com nitro).


Instalação
O Kit Nitro é uma forma de aumentar a potência de seu motor sem mexer demais nas características dele. Pessoas leigas dificilmente percebem que o nitro está presente, instalado no motor. O kit nitro não é um veneno que se instala em qualquer fundo de quintal, apesar de fácil de instalação.

O nitro funciona assim:

O óxido nitroso, sendo composto de oxigênio e nitrogênio,pode ser injetado no corpo da borboleta da injeção ou no coletor de admissão dos carburadores. Quando chega aos cilindros, ele se divide através de uma reação causada pelo calor (acima de 300ºC) em seus componentes originais liberando o oxigênio,que faz com que enriqueça a queima do combustível. Essa reação do nitrogênio faz com que a mistura ar+combustível seja resfriada, fazendo uma descompressão muito rápida do nitro que estava sob pressão. Esse resfriamento aumenta muito a potência devido ao aumento da densidade da mistura.


Esquema de instalação de Nitro
A instalação do kit varia conforme o modelo a ser instalado, que deverá ser escolhido em função da potência a ser adicionada, veiculo a ser instalado. A potência mínima dos giclês originais é cerca de 25 a 30cv, mas está pode ser regulada tanto para menos quanto para mais. Para que o motor não quebre, é fundamental que o motor em si esteja em bom estado e que use a injeção de nitro na medida correta.

Num motor original, a medida máxima de nitro que se pode usar é 40% da potência do motor original. Mais que isso, estará sujeitandoo motor a quebras.

As modificações no motor se tornam necessárias na medida em que se quer mais potência. Quanto maior potência jogada no motor, mais alterações serão feitas para tentar garantir a "mesma" durabilidade do motor original. É raro que alguém que queira uma super preparação fique somente com o nitro.

Os Kits podem ser usados ou novos. Apesar de serem mais em conta, os kits usados devem ser de qualidade, com isso evita-se incômodos com o tempo de uso.

Ao comprar o Kit informe-se sobre a confiabilidade das lojas (Kit novo) ou da pessoa com que você ira adquirir o kit. (Kit usado)

Ao instalar o kit nitro, conheça bem as oficinas, preparadores ou mecânicos e os carros nitrados que este tenha montado.

O sistema de óxido nitroso também tem a vantagem de que com ele acionado a queima é muito boa e o risco de detonação é quase inexistente.

O kit nitro é composto por manômetros do nitro, solenóides de combustível e nitro, mangueira metálica para conduzir o gás, cilindro, o bico (fogger), botões de acionamento, gicle e mais alguns itens. As solenóides são como "torneiras" elétricas que se abrem com o apertar de um botão e deixam o combustível e o nitro irem para o fogger, onde eles se misturam e são injetados no motor.

Para o acionamento do nitro são sistemas mais usados:

-Pode ser instalado um botão na alavanca de marcha (que aciona o nitro no motor), um botão de segurança.
-Pode ser instalado um volante que possui um ou dois botões (que aciona o nitro no motor), um botão de segurança.
-Pode ser instalado no final do curso do acelerador um botão (que aciona o nitro no motor), um botão de segurança.
-Pode ser instalado um botão em qualquer lugar do carro (que aciona o nitro no motor), um botão de segurança.


Nos 4 casos o botão de segurança pode ser do tipo:

-Aircraft com proteção vermelha escrita em branco nitro.
-Chave elétrica com capa de proteção.
-Chave on/off
-Chave do Nitro.


Na verdade o Kit pode ser montado pelo proprietário do carro, de acordo com seu motor. Nos motores de arrancada dependendo das características do motor (ex: motor com pistões, bielas, virabrequim forjados, bloco usinado) se usa muito nitro e é despejada muita potência, coisa que num motor "normal" iria provocar a destruição de seus componentes.

O nitro pode ser usado em qualquer carro, então se tem a vantagem de trocar de carro e reinstalar o kit no novo carro. O único acerto a ser feito seria a substituição dos giclês (jets) por outros para o acerto de mistura óxido nitroso+combustível.

Só por curiosidade: O nitro é quimicamente composto por dois atomos de Nitrogênio (N) e por um de oxigênio (O). O nitrogênio tem propriedade congelante, e o oxigênio é um comburente. Essa mistura é realmente uma maravilha para o motor: O oxigênio melhora a queima e o nitrogênio esfria, o volume de ar diminui e o ganho de potência é ótimo.

A desvantagem é que a carga do cilindro não é infinita.








study Twisted Evil
Calibradonorte
Calibradonorte
Administrator
Administrator

Mensagens : 325
Data de inscrição : 26/11/2007
Idade : 39
Localização : estradas do norte

https://xtremetuning.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos