PEUGEOT 908 RC
Página 1 de 1
PEUGEOT 908 RC
Inovação e exclusividade caracterizam o 908 RC, novo concept-car da Peugeot, que será apresentado no Salão de Paris.
O 908 RC, novo concept car da Peugeot, que será apresentado em outubro, durante o salão de Paris, foi idealizado para oferecer sensações inéditas, evidenciando um estilo com alto nível de dinamismo, esportividade, luxo e conforto, uma ousada proposta de exclusividade, capaz de despertar todos os sentidos de seus ocupantes e até mesmo de quem o observa.
A sigla RC faz alusão aos concept cars RC e RC•, apresentados em 2002, cuja arquitetura serviu de inspiração durante a concepção deste projeto inovador. O veículo é equipado com um motor a Diesel HDI V12 com filtro de partículas, que alia qualidade, alta resistência e respeito pelo meio ambiente, projetado para disputar, a partir de 2007, as “24 Horas de Le Mans”, uma das mais prestigiosas e exigentes corridas automobilísticas do mundo, que reforça a tradição da Peugeot de busca contínua por novos desafios.
Estilo Exterior
A arquitetura do veículo é dotada de uma estrutura particularmente baixa e uma frente compacta, com proporções que ressaltam um estilo esportivo, cheio de raça e personalidade.
Por conta de suas esculturais rodas em alumínio, compostas por vinte raios e grandes dimensões – 20” à frente e 21” atrás –, o conjunto do modelo sugere um estilo extremamente felino, que se exprime desde a frente do veículo até a extremidade das lanternas traseiras.
À frente, o DNA da Marca está presente em cada detalhe, tendo início na extraordinária expressividade dos faróis, com leds que garantem um efeito esteticamente belo para as funções de iluminação, completado pelo tratamento dos elementos internos, composto por um cristal talhado que remete ao desenho de uma pupila.
O capô é inspirado num formato felino, dividido em duas partes, um de cada lado da zona central, sublinhada por uma peça cromada. Acima deste elemento, surge o logo da Marca.
Inseridas de modo a sintonizar com as formas arredondadas e pronunciadas do veículo, as lanternas traseiras recebem internamente uma inserção em alumínio, que remete a uma potente garra felina. A esportividade das linhas traseiras se completa com o formato do difusor de ar, acentuado por um friso cromado e apoiado visualmente pelos dois escapamentos. A pintura preto-metalizado da carroceria, com reflexos azulados, destaca ainda mais a impressão de requinte e dinamismo deste concept-car.
Prazer a bordo
O habitáculo avançado, resultado da arquitetura do modelo, e a imensa área envidraçada, que totaliza 3m2, permite aos ocupantes uma perfeita integração com o exterior do veículo, já que o amplo pára-brisas maximiza o campo de visão, como acontece nos concepts RC.
O pára-brisas sobe até um ponto muito acima do condutor, ao nível do pilar central, onde começa o teto de vidro. Isso permite aos passageiros dianteiros e traseiros luminosidade e visibilidade incomparáveis, aliadas a um generoso habitáculo para quatro ocupantes, que constituem um ambiente interno extremamente confortável.
O estilo interior é fluído, leve, com tecnologias a serviço do conforto e bem-estar. Deste modo, funções como comando de rádio, leitor MP3, navegação e climatização com quatro zonas são facilmente controladas a partir de um grande painel de comando táctil. Este IHM (Interface Homem / Máquina) é também acessível aos passageiros de trás, por conta de uma tela multifunções localizada no console central, entre os dois bancos traseiros.
O requinte dos materiais e a elevada qualidade dos acabamentos contribuem para tornar a atmosfera do 908 RC altamente luxuosa.
Carvalho castanho ao nível da cintura do habitáculo, revestimento integral em couro cinzento ametista, inserções em alumínio polido, teclas cromadas, relógio Bell&Ross: tudo concorre para exaltar sensações tácteis, visuais e olfativas. Uma série de compartimentos para objetos, presentes nas portas e nos consoles dianteiro e traseiro completam o interior do veículo, além do grande porta-luvas refrigerado. Assim equipado, o habitáculo do 908 RC é um verdadeiro convite à viagem.
Mecânica e Arquitetura
O 908 RC é equipado com um motor a diesel HDi V12 com filtro de partículas, concebido para disputar as “24 Horas de Le Mans”. Com uma cilindrada de 5.500 cm3, oferece performances inéditos num motor diesel, com uma potência máxima superior a 700 CV, e um torque excepcional que ultrapassa 120 mkgf.
Com um ângulo do V aberto a 100º, apresenta um centro de gravidade localizado a uma altura reduzida. Dois filtros de partículas, localizados na extremidade dos escapamentos, garantem um funcionamento que preserva o meio ambiente.
A maior originalidade do 908 RC está na opção de compactar esta mecânica, através da sua implantação em posição central e transversal traseira. A caixa sequencial assistida de seis velocidades, especialmente adaptada para suportar este super torque, mantém uma perfeita sintonia com o motor.
Deste modo, o posicionamento do grupo moto propulsor proporcionou espaço para um porta-malas de boa capacidade, situada atrás do eixo das rodas traseiras, sem comprometer o espaço do habitáculo. Esta arquitetura possibilita também posicionar um posto de condução avançado, que maximiza o prazer proporcionado ao condutor e aos passageiros.
Estrutura e ligações ao solo
Seguindo a tradição da Peugeot, o 908 RC é um exemplar exclusivo, concebido no Centro de Design da Peugeot. Sua estrutura é feita em fibra de carbono, com reforço em alumínio polimerizado a vácuo, no formato de colméia. Esta carroceria integra, na frente, um berço composto por uma estrutura tubular na qual se fixam os elementos mecânicos e eixos.
As ligações ao solo são compostas, tanto à frente como atrás, por duplos triângulos de suspensão, idênticos aos que equipam o modelo 407. A frenagem é efetuada por meio de quatro discos monobloco constituídos em fibra de carbono, que permitem uma redução de peso e uma melhoria do rendimento térmico. As rodas são equipadas com pneus Michelin Pilot Sport PS2 255/35 R20 na dianteira e 285/30 R21 na traseira.
Aerodinâmica
A aerodinâmica do veículo foi particularmente trabalhada no sentido de se atingir um excelente cx (0,556). Os escoamentos de ar foram estudados em túnel de vento, de modo a optimizar as performances e os consumos do veículo, e a assegurar o necessário arrefecimento do grupo moto propulsor.
A captação frontal de ar, em duas partes, permite arrefecer os dois radiadores e melhora também o comportamento aerodinâmico, com um fluxo interno cuja extracção é efectuada através de grades em alumínio anodizado de cor preta, localizadas na frente das rodas dianteiras. A captação de ar para o motor é realizada através de aberturas implantadas na altura da coluna traseira, e esse ar é impulsionado para o motor através de dois turbo compressores.
A tampa do porta-malas dissimula um aerofólio móvel que, se abre à maneira de direção do condutor, com o objetivo de aumentar, se necessário, o apoio aerodinâmico sobre o eixo traseiro.
Assim, o 908 RC se apresenta como uma interpretação luxuosa do futuro veículo de competição. Destina-se a uma clientela virtual absolutamente topo de gama, habituada certamente a um elevado nível de desempenho, mas, sobretudo apaixonada pelo automóvel e pela sua história, em busca de inovação, um estilo forte e um prazer de condução acima do comum.
https://i.servimg.com/u/f31/11/85/89/52/13100_10.jpg
https://i.servimg.com/u/f31/11/85/89/52/peugeo10.jpg
https://i.servimg.com/u/f31/11/85/89/52/peugeo12.jpg
O 908 RC, novo concept car da Peugeot, que será apresentado em outubro, durante o salão de Paris, foi idealizado para oferecer sensações inéditas, evidenciando um estilo com alto nível de dinamismo, esportividade, luxo e conforto, uma ousada proposta de exclusividade, capaz de despertar todos os sentidos de seus ocupantes e até mesmo de quem o observa.
A sigla RC faz alusão aos concept cars RC e RC•, apresentados em 2002, cuja arquitetura serviu de inspiração durante a concepção deste projeto inovador. O veículo é equipado com um motor a Diesel HDI V12 com filtro de partículas, que alia qualidade, alta resistência e respeito pelo meio ambiente, projetado para disputar, a partir de 2007, as “24 Horas de Le Mans”, uma das mais prestigiosas e exigentes corridas automobilísticas do mundo, que reforça a tradição da Peugeot de busca contínua por novos desafios.
Estilo Exterior
A arquitetura do veículo é dotada de uma estrutura particularmente baixa e uma frente compacta, com proporções que ressaltam um estilo esportivo, cheio de raça e personalidade.
Por conta de suas esculturais rodas em alumínio, compostas por vinte raios e grandes dimensões – 20” à frente e 21” atrás –, o conjunto do modelo sugere um estilo extremamente felino, que se exprime desde a frente do veículo até a extremidade das lanternas traseiras.
À frente, o DNA da Marca está presente em cada detalhe, tendo início na extraordinária expressividade dos faróis, com leds que garantem um efeito esteticamente belo para as funções de iluminação, completado pelo tratamento dos elementos internos, composto por um cristal talhado que remete ao desenho de uma pupila.
O capô é inspirado num formato felino, dividido em duas partes, um de cada lado da zona central, sublinhada por uma peça cromada. Acima deste elemento, surge o logo da Marca.
Inseridas de modo a sintonizar com as formas arredondadas e pronunciadas do veículo, as lanternas traseiras recebem internamente uma inserção em alumínio, que remete a uma potente garra felina. A esportividade das linhas traseiras se completa com o formato do difusor de ar, acentuado por um friso cromado e apoiado visualmente pelos dois escapamentos. A pintura preto-metalizado da carroceria, com reflexos azulados, destaca ainda mais a impressão de requinte e dinamismo deste concept-car.
Prazer a bordo
O habitáculo avançado, resultado da arquitetura do modelo, e a imensa área envidraçada, que totaliza 3m2, permite aos ocupantes uma perfeita integração com o exterior do veículo, já que o amplo pára-brisas maximiza o campo de visão, como acontece nos concepts RC.
O pára-brisas sobe até um ponto muito acima do condutor, ao nível do pilar central, onde começa o teto de vidro. Isso permite aos passageiros dianteiros e traseiros luminosidade e visibilidade incomparáveis, aliadas a um generoso habitáculo para quatro ocupantes, que constituem um ambiente interno extremamente confortável.
O estilo interior é fluído, leve, com tecnologias a serviço do conforto e bem-estar. Deste modo, funções como comando de rádio, leitor MP3, navegação e climatização com quatro zonas são facilmente controladas a partir de um grande painel de comando táctil. Este IHM (Interface Homem / Máquina) é também acessível aos passageiros de trás, por conta de uma tela multifunções localizada no console central, entre os dois bancos traseiros.
O requinte dos materiais e a elevada qualidade dos acabamentos contribuem para tornar a atmosfera do 908 RC altamente luxuosa.
Carvalho castanho ao nível da cintura do habitáculo, revestimento integral em couro cinzento ametista, inserções em alumínio polido, teclas cromadas, relógio Bell&Ross: tudo concorre para exaltar sensações tácteis, visuais e olfativas. Uma série de compartimentos para objetos, presentes nas portas e nos consoles dianteiro e traseiro completam o interior do veículo, além do grande porta-luvas refrigerado. Assim equipado, o habitáculo do 908 RC é um verdadeiro convite à viagem.
Mecânica e Arquitetura
O 908 RC é equipado com um motor a diesel HDi V12 com filtro de partículas, concebido para disputar as “24 Horas de Le Mans”. Com uma cilindrada de 5.500 cm3, oferece performances inéditos num motor diesel, com uma potência máxima superior a 700 CV, e um torque excepcional que ultrapassa 120 mkgf.
Com um ângulo do V aberto a 100º, apresenta um centro de gravidade localizado a uma altura reduzida. Dois filtros de partículas, localizados na extremidade dos escapamentos, garantem um funcionamento que preserva o meio ambiente.
A maior originalidade do 908 RC está na opção de compactar esta mecânica, através da sua implantação em posição central e transversal traseira. A caixa sequencial assistida de seis velocidades, especialmente adaptada para suportar este super torque, mantém uma perfeita sintonia com o motor.
Deste modo, o posicionamento do grupo moto propulsor proporcionou espaço para um porta-malas de boa capacidade, situada atrás do eixo das rodas traseiras, sem comprometer o espaço do habitáculo. Esta arquitetura possibilita também posicionar um posto de condução avançado, que maximiza o prazer proporcionado ao condutor e aos passageiros.
Estrutura e ligações ao solo
Seguindo a tradição da Peugeot, o 908 RC é um exemplar exclusivo, concebido no Centro de Design da Peugeot. Sua estrutura é feita em fibra de carbono, com reforço em alumínio polimerizado a vácuo, no formato de colméia. Esta carroceria integra, na frente, um berço composto por uma estrutura tubular na qual se fixam os elementos mecânicos e eixos.
As ligações ao solo são compostas, tanto à frente como atrás, por duplos triângulos de suspensão, idênticos aos que equipam o modelo 407. A frenagem é efetuada por meio de quatro discos monobloco constituídos em fibra de carbono, que permitem uma redução de peso e uma melhoria do rendimento térmico. As rodas são equipadas com pneus Michelin Pilot Sport PS2 255/35 R20 na dianteira e 285/30 R21 na traseira.
Aerodinâmica
A aerodinâmica do veículo foi particularmente trabalhada no sentido de se atingir um excelente cx (0,556). Os escoamentos de ar foram estudados em túnel de vento, de modo a optimizar as performances e os consumos do veículo, e a assegurar o necessário arrefecimento do grupo moto propulsor.
A captação frontal de ar, em duas partes, permite arrefecer os dois radiadores e melhora também o comportamento aerodinâmico, com um fluxo interno cuja extracção é efectuada através de grades em alumínio anodizado de cor preta, localizadas na frente das rodas dianteiras. A captação de ar para o motor é realizada através de aberturas implantadas na altura da coluna traseira, e esse ar é impulsionado para o motor através de dois turbo compressores.
A tampa do porta-malas dissimula um aerofólio móvel que, se abre à maneira de direção do condutor, com o objetivo de aumentar, se necessário, o apoio aerodinâmico sobre o eixo traseiro.
Assim, o 908 RC se apresenta como uma interpretação luxuosa do futuro veículo de competição. Destina-se a uma clientela virtual absolutamente topo de gama, habituada certamente a um elevado nível de desempenho, mas, sobretudo apaixonada pelo automóvel e pela sua história, em busca de inovação, um estilo forte e um prazer de condução acima do comum.
https://i.servimg.com/u/f31/11/85/89/52/13100_10.jpg
https://i.servimg.com/u/f31/11/85/89/52/peugeo10.jpg
https://i.servimg.com/u/f31/11/85/89/52/peugeo12.jpg
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos