XTREMETUNING.FORUMEIROS.COM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UMA HISTORIA MUITO INTERESSANTE

Ir para baixo

UMA HISTORIA MUITO INTERESSANTE Empty UMA HISTORIA MUITO INTERESSANTE

Mensagem  Calibradonorte Sáb Jan 19, 2008 3:23 pm

Isto é um relato de uma pequena aventura minha , uma pequena “conversa” que tive há uns dias atrás com um dos meus “fieis companheiros” de 4 rodas. Eu e o meu Peugeot 205 Rallye .


Saio do trabalho ja tarde , chego a casa como algo e vou-me deitar , na cama dou voltas e voltas até dormir , as mágoas que a vida nos apresenta , as dificuldades que realmente não o são fazem-nos isto de vez em quando . Decido que preciso de desabafar , mas não com uma pessoa , tenho de desabafar a fazer algo . Enfim , vencido pelo cansaço deixo-me levar pelo sono .

Acordo novamente , o relogio mostra-me a hora cruelmente , são 3 da manhã , e não tenho vontade de dormir , a ansiedade invade-me da cabeça aos pés , não consigo estar , não consigo paz . Penso no que me está a afectar de momento , penso no dilema que se apresentou á minha frente , penso penso penso e não chego a conclusão nenhuma .

Em boxers e chinelos , vou até á garagem , acendo a luz e vejo no fundo da garagem aquela silhueta baixa , mais baixa do que qualquer outro meu “parceiro” que lá guardo .

Lembro-me do tão afamado slogan publicitário na epoca onde este carro era vendido novo : “É branco mas é demoniaco” . É com este demoniozinho que eu hoje vou “endireitar” as mágoas . A luz fluorescente do tecto da garagem , ainda tremula por estar há pouco tempo a funcionar , reflecte-se impiedosamente na tinta branca que já não tem o seu brilho dos seus dias de gloria . Olho pra ele , e sei que ele terá muitas historias para contar , mas hoje sou eu que lhe vou “contar” a minha .

De chave em punho , abro a porta e deixo-me escorregar para o seu interior , o odor que paira lá dentro traz-me á memória os momentos que já passei ao seu volante , a alcatifa vermelha acerra-me a vontade , aguça-me o espirito . Insiro a chave na ignição , rodo até se acender a luz de “STOP” no centro do painel de instrumentos , até se acender a luz avisadora da pressão do óleo , até se acender a luz da temperatura de água , fico á espera de ver o ligeiro “flicar” das agulhas . Levo o acelerador a fundo uma vez e rodo a chave . O motor de arranque pujantemente faz rodar o pequeno TU24 que ele mesmo já tem longas horas de “serviço” , mas sempre prestável , mesmo embebedado pelos grandes e impiedosos Weber , acorda para a vida , vocalizando-se pelo escape e pelo gargarejar incessante dos 4 tractos de admissão . O ar assobia ligeiramente ao passar por cada uma das 4 borboletas , ouço os gliceurs a fazerem o seu papel de dosearem o ar que por eles passa com o nectar do prazer sobre 4 rodas , a gasolina .

O ar ele mesmo , o ar da garagem fica perfumado com o cheiro de gasolina mal queimada , sustento o ralenti por alguns segundos com o acelerador , depois relaxo a minha pressão sobre ele , e o pequeno TU24 fica a rodar fluctuante em torno das 1100 a 900 rpm’s . Volto ao interior da casa , deito-me na horizontal , relaxo e imagino uma lente no meio da minha testa , por essa lente espreito para dentro da minha cabeça , por essa lente tenho acesso a uma pequena sala , bem no meio da minha cabeça , a sala onde guardo o que me é mais querido , mas que tantas vezes poluo com o que é impuro , com o que me afecta . Mentalmente transporto-me até essa sala , nessa sala vejo lixo , o lixo que tenho de meter na rua , o lixo de emoções , de sofrimento e de mágoas que tenho colectado ao longo dos tempos , é altura de fazer uma limpeza . Mentalmente limpo essa sala , e lá deixo guardado o que me é mais querido e especialmente ...guardo simbolicamente quem me é mais querido , daqui , desta sala não fogem , estarão sempre presentes . Abro os olhos , visto algo , calço algo , o que me sinto mais confortavel com, agarro na carteira e no telemovel e ... desligo novamente o telemovel , não , levarei só o que realmente interessa .

Caminho lentamente até á garagem , a aproveitar o ar da noite fresca no meio de dias torrados pelo calor da época . O 205 lá está impaciente para ouvir a minha historia , a ronronar mais regularmente ao ralenti , o ar da garagem está carregado de cheiro a combustão de gasolina ar , com o ligeiro perfume de óleo ... mentalmente anoto que tenho de tratar do seu pequeno problema de passar óleo pelas guias das valvulas , mas agora esqueço , isso não interessa , não faz mal , não prejudica em nada o que eu estou prestes a fazer , não vou correr contra ninguém , nem contra o tempo em si , vou correr pelo prazer de .

Desocupo o acesso á saida da garagem , bloqueado por um outro companheiro , este bem mais experiente , mais idoso , a esse faço um despertar rápido ao seu 4 cilindros inclinado a 30 graus , e desocupo o acesso do 205 ao mundo exterior . A bordo do 205 , acaricio o volante tulipado , jogo a mão á manete negra decorada com a grelha de velocidades a vermelho , aqui tudo é branco , preto ou vermelho . Engato a marcha atrás e saio da garagem , e ultimamente saio para a estrada , a principio estou mal , o que me aflige , o que me faz sentir mal com conhecimento que não preciso de me sentir mal sobre iso mesmo , isso passa-me novamente pela cabeça , ao mesmo tempo que sou sacudido no interior do 205 pelos solavancos causados pela parelha de Webers Duplos que teimam em embebedar o pequeno e vanglorioso TU24 com os seus intentos , trata-se de uma conversa entre 2 italianos e um francês , e tipicamente o francês romantico encolhe os ombros perante a impestuosidade italiana . De um golpe levo o acelerador a fundo , o pequeno 205 hesita durante alguns instantes , sacode-se e dispara rumo ao horizonte iluminado pela lua e pelos seus 2 farois .

Tomo rumo a uma bomba de gasolina , para abastecer a fome do 205 e a minha propria fome . Depois de um ligeiro repasto , dedico-me a lavar o 205 do pó que o cobriu no interior da garagem , a seguir tiro-lhe a pressão dos pneus , corrijo , jogo-me de volta para o seu interior e sigo viagem rumo ao Troço .

Passo pelas ruas pacatas , desertas de uma cidade que me separa entre o ponto onde eu estou o o Troço , o troço onde tantas e tantas vezes já passei , onde tantas converas com outros parceiros de 4 rodas já tive , onde passei com os mais variados estados de espirito e com as mais variadas companhias Humanas , muitas delas sendo as companhias habituais , hoje não , hoje vou para lá com um estado de espirito com que nunca passei por lá , sem companhias humanas , só eu e o meu 205 Rallye , mais nada .
Ao passar por uma rua com montras de vidro , deito um olhar para o lado e vejo reflectida a imagem deste vosso sincero , sentado dentro deste “branco demoniaco” a caminho de um desabafo , um desabafo que espero ser sucedido de uma acalmia . Aproveito para sentir o roncar profundo do TU24 e dos Webers de “goela aberta” , levo o acelerador a fundo e escuto , escuto aquela subida de rotação que parece imparavel , que se detem somente quando a agulha do “conta-prazeres” se estaciona nas 7300 rpm . O assobio forte e caracteristico de um TU24 alimentado a parelhas de duplos surge como sempre a partir das 5000 rpm , e o prazer é interrompido pelo corte de ignição mecanico nas tais 7300 revoluções de cambota . Passo uma acima e levanto pé , a pensar que a “nossa” impestuosidade vai ser guardada para o troço.

Finalmente deparo-me com a recta que me leva ao troço , ao troço que tal como a vida é cheio de curvas , subidas e descidas , pontes para “o outro lado” , ladeada de paisagem que agora não consigo ver mais que silhuetas cinzentas no meio da noite , já chega de passeio , vamos começar a desabafar? Vamos nessa .

Baixo para 2ª e esmago o acelerador como se uma coisa má se tratasse , escuto o tal assobio a aparecer .. jogo a mão á manete e passo raivosamente para 3ª velocidade e volto a esmagar o acelerador , que raiva , QUE RAIVA . A seguir , do mesmo modo passo para 4ª e 5ª velocidades , e começo a ouvir cada vez mais o beijo do vento na chapa muito pouco insonorizada que perfaz o corpo deste “branco demoniaco” , - Hoje vou lá com fé – penso eu para mim mesmo . Aparece iluminada pelos farois a 1ª curva , levo pé ao travão , ao mesmo tempo que com a lateral acaricio o acelerador a anteceder cada levantar de pé do pedal de embraiagem , que esse mesmo levantar é precedido de uma redução de caixa . De 5ª passo a 4ª e desta fico-me pela 3ª , entro mal na curva , fiz a minha travagem demasiado cedo e tenho de dar gás suavemente á espera do apex , para finalmente deixar para trás o mal feito , o mal feito nesta curva e noutras “curvas” e “viragens” desta vida . Não me lamento , nem da curva nem da vida , aliás , começo a ficar mais contente , começo a sentir os musculos da cara a tremelicarem para arregaçar um sorriso nesta face . Impiedosamente volto a subir o ritmo , e decidido a não ter medos , nem aqui no Troço nem na vida , decidido e firme , levo ás ultimas a travagem para a curva seguinte , levo-a tão ás ultimas que tenho de saltar uma mudança em redução , pois não há tempo para fazer uma decalagem progressiva , aperto os dedos á volta do aro do volante e dou-lhe o golpe certeiro ao mesmo tempo que ainda esmago o pedal de travão , a traseira mostra sinais de vida , o TU24 solta um berro estridente , o 205 roda sobre ele mesmo , ele mesmo me aponta a mim para a curva . Excelente , estamos a falar os 2 finalmente , afago o acelerador para travar a vontade da traseira em desconversar com o resto do carro , a seguir apercebo-me que não vale a pena , que ela sabe o que faz , tenho de somente me preocupar onde meto a frente , e dar largas á traseira tal como devo dar largas á imaginação . Na curva seguinte , e na outra e na outra, tudo deixa de parecer tão violento para começar a ser mais fluido , os antebraços começam a sentir um calor agradavel pela acção sobre o volante , os travões tornam-se mais progresivos na sua “mordedura” , a caixa fica mais suave pelo aumento de temperatura do seu liquido vital , o TU24 já não hesita , já canta de garganta limpa e já pede mais e mais aos seus primos Weber . Estes sempre no topo da situação , sempre os protagonistas do “branco demoniaco” produzem os sons mais belos , os assobios mais sublimes tanto de acelerador esmagado como nos curtos levantar de pé . A suspensão transmite-me fielmente o que se passa debaixo das pequenas e valentes rodas com jante de 13 , o estofo do “branco demoniaco” começa a vir ao de cima, quantas mais curvas , quanto mais eu e ele estamos dipostos a engoli-las de 2 tragos , travagem-apontar , saida-abrir . Curtos-longos minutos me embrenham naquele exercicio , tudo o resto deixa de ter importancia , não penso em nada , estou totalmente embrenhado naquele gozo . Longos-Curtos kilometros passam debaixo destas 4 rodas que tudo me dizem , o que estão a fazer , para onde querem ir . Finalmente começo a sentir a traseira a sair fora mais e mais por acção da travagem , os travões dianteiros começam a perder eficácia do trabalho monstruoso que lhes tenho vindo a pedir para fazer , aquecem demais e deixam a maior parte do trabalho para os seus irmãos que “apertam” as rodas traseiras . As entradas em curva começam a parecer um autentico rodedo de travão de mão , mas eu não me preocupo , já vesti este casaco e sei que me serve , continuo inabalável , a entrar nas curvas já em contrabrecagem , este chassis não me atraiçoa , e sei que prontamente esmagando o acelerador o pequeno 205 “levanta as saias” e se aponta para onde está virado , endireita-se e toma o seu rumo .

Finalmente começo a tocar seriamente nos limites fisicos de mim e do meu parceiro , aqui somos só um , e o que é limite para ele é meu limite , acaricio os limites por largos minutos , tenho o prazer de aguentar este nirvana durante algum tempo , sei que não me posso empenhar mais , sei que ele mais não pode fazer ou pedir .

Decido tomar um rumo diferente que me começe a levar de volta em direcção a casa , um breve olhar para o relogio de pulso anuncia-me que já se faz tarde , mas eu nem me preocupo , alivio-me com o facto de estar a voltar , e prossigo com a minha violentação de borracha e de pastilhas de travão .

Por fim , baixo os braços , começo a reconhecer novamente a paisagem que me envolve , e sei que começo a xegar ao fim desta minha conversa , começo a anunciar a partida para o resto da minha vida . Com saudades antes da partida , não tiro a faca dos dentes , e continuo por mais alguns instantes a “curtir” as curvas que a estrada me presenteia .

Finalmente alivio pé , ao rodar mais lentamente aprecebo-me do embater no interior das cavas das rodas de todas as mais pequenas pedrinhas que estão depositadas no alcatrão , essas pedrinhas são apanhadas pela borracha quente dos pneus e lançadas contra o interior muito despido das cavas das rodas , o xeiro inconfundivel de “esmifra” invade o habitáculo . Aproveito para fazer uma paragem para esticar os musculos , e aprecio de fora o meu parceiro deste desabafo , as jantes brancas estão fortemente enfeitadas dos restos mortais das pastilhas de travão , os travões eles mesmos respiram um bafo quente para a atmosfera da noite , o escape solta os mais sublimes estalidos , acompanhados pelo embrulhar de pequenas detonações , resultados da conversa que ali se vai desenrolando entre um francês e dois italianos . Retomo o rumo a casa , e decido apanhar uma via rapida para com o pretexto de “limpar a garganta” ao TU24 , aproveitar mais alguns momentos ao volante do meu parceiro sem me preocupar muito com as condições que nos rodeiam .


Chego a casa , levo o “branco e demoniaco” de volta para a sua “toca” , enchendo novamente a garagem de um bafo quente , abro a porta , ouço as ultimas “palavras” dele para ver se tudo está bem , rodo a chave de volta uma posição , e a Luz de Stop volta a acender-se .

Saio da garagem , volto á cama e durmo profundamente , mais nada me preocupa , não hoje , o mundo hoje teve de esperar , e vai esperar até ao despertar no dia seguinte .


Post original em http://p082.ezboard.com/fforumtuningptfrm20.showMessage?topicID=164.topic
Calibradonorte
Calibradonorte
Administrator
Administrator

Mensagens : 325
Data de inscrição : 26/11/2007
Idade : 39
Localização : estradas do norte

https://xtremetuning.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos