TUNING EM MOTOR TDI
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TUNING EM MOTOR TDI
TDI 101 conceitos tuning
Este artigo surgiu no seguimento da secção existente no TOL inteiramente dedicada ao motor TDI. Este artigo é por assim dizer um ponto de partida para todos os que se interessam por este motor no sentido da utilização diária ou do aumento das prestações.
Algumas dicas:
O motor TDI não alcança a temperatura ideal de funcionamento por trabalhar ao "relenti". Por isso não se ganha nada em ligar o carro uns minutos antes de iniciar viagem para aquecer o motor. A melhor forma de aquecer o motor TDI é ligar o carro e arrancar. É necessário ter em atenção que se deve sempre rodar a chave e esperar que a luz da resistência se apague e só de seguida se roda completamente para arrancar o motor. Esta pequena espera, de cerca de 1s, pode significar muito em termos de durabilidade do motor e das velas de incandescência. Depois de se arrancar é necessário ter em atenção que o motor não está a funcionar à temperatura ideal e por essa razão não se deve puxar pelo motor, deve-se manter um andamento calmo até o motor atingir essa temperatura ideal. Se depois de se arrancar com o motor a frio se fica preso no transito, convém introduzir uma carga eléctrica, tal como o desembaciador traseiro ou as luzes, para obrigar o motor a trabalhar mais e desta forma aquecer mais rapidamente.
Depois de uma viagem em que se puxou muito pelo motor e o turbo foi muito solicitado e traalhou desenvolvendo grandes pressões, não se deve desligar logo o motor. Deve-se deixar o motor a trabalhar durante algum tempo e só depois se desliga o motor. É que, se desligar logo o motor, o turbo pode continuar em funcionamento [o turbo é independente do motor], rodando muitas vezes a mais de 100 000 rpm e alguns dos componentes do turbo deixariam de ser lubrificados pelo óleo. O óleo serve para lubrificar e também para arrefecimento dos componentes do turbo. Por isso nestas condições, o melhor é aguardar algum tempo! Desta forma o motor vai durar muito mais kilometros.
Manutenção do motor:
A performance do motor TDI depende da quantidade de ar, do combustível que entra no motor e da eficiência com que o combustível é utilizado. Estes são os principais componentes que necessitam de manutenção de forma ao motor funcionar da forma mais eficiênte:
Filtro de ar - inspecionar ou substituir a intervalos específicos. Se substituir aproveite e troque por um reutilizável.
Filtro de óleo - substituir a interválos específicos de acordo com o manual ou então diminuir esse intervalo.
Intercooler - inspecionar e limpar periodicamente o exterior e o interior que fica cheio de óleo.
Correia de transmissão - não falhar o periodo de substituição.
Óleo - substituir de 15000 em 15000 km [ou conforme as especificações do fabricante] ou diminuir esse intervalo para metade se o motor for usado frequentemente em condução mais desportiva e se o o carro estiver com alterações mecânicas e electrónicas. Usar óleos de boa qualidade e nunca misturar óleos diferentes.
Tuning:
De uma forma genérica para melhorar a performance do motor é preciso ter em conta as seguintes linhas de acção:
Fazer com que entre a maior quantidade de ar frio possível no motor.
Conseguir com que o motor queime a mistura ar-combustível da maneira mais eficiente.
Ajudar os gases de escape a sair o mais rápido possível.
De seguida descrevem-se algumas possíveis alterações para cada um dos casos anteriores
Fazer com que entre a maior quantidade de ar frio possível no motor.
Filtro de ar de caixa; admissão directa; admissão dinâmica; remover restrições da caixa de ar; isolamento térmico das condutas do ar; tubo do intercooler antes da admissão em alumínio; limpeza do intercooler; canalizar mais ar para o intercooler; melhorar a saídas do ar atras do intercooler; tubo inferior do intercooler de maior diâmetro; bypass ao CCV; ventoinha para o intercooler; jacto de água para o intercooler; intercooler frontal; duplo intercooler ou um com melhor eficiência; intercooler ar-agua; Modificação do colector de admissão. Eliminação restrições EGR.
Conseguir com que o motor queime a mistura ar-combustível da maneira mais eficiente.
Reprogramação da centralina; chip; "tuning box"; aditivos; baixar as temperaturas no interior do compartimento do motor; bypass à EGR; 1 volta ao parafuso do VNT (turbo); bom óleo sintético; radiador de óleo; Evry mod; Alteração do turbo; turbo hibrido; aumento da pressão do turbo; modificação dos injectores ou bicos de injectores; alteração da bomba de gasóleo;
Ajudar os gases de escape a sair o mais rápido possível.
Sistema de escape completo com 2.5'' de diâmetro; isolamento térmico do colector de escape; panela de rendimento; substituir a panela final por um tubo; retirar catalisador;
Este artigo surgiu no seguimento da secção existente no TOL inteiramente dedicada ao motor TDI. Este artigo é por assim dizer um ponto de partida para todos os que se interessam por este motor no sentido da utilização diária ou do aumento das prestações.
Algumas dicas:
O motor TDI não alcança a temperatura ideal de funcionamento por trabalhar ao "relenti". Por isso não se ganha nada em ligar o carro uns minutos antes de iniciar viagem para aquecer o motor. A melhor forma de aquecer o motor TDI é ligar o carro e arrancar. É necessário ter em atenção que se deve sempre rodar a chave e esperar que a luz da resistência se apague e só de seguida se roda completamente para arrancar o motor. Esta pequena espera, de cerca de 1s, pode significar muito em termos de durabilidade do motor e das velas de incandescência. Depois de se arrancar é necessário ter em atenção que o motor não está a funcionar à temperatura ideal e por essa razão não se deve puxar pelo motor, deve-se manter um andamento calmo até o motor atingir essa temperatura ideal. Se depois de se arrancar com o motor a frio se fica preso no transito, convém introduzir uma carga eléctrica, tal como o desembaciador traseiro ou as luzes, para obrigar o motor a trabalhar mais e desta forma aquecer mais rapidamente.
Depois de uma viagem em que se puxou muito pelo motor e o turbo foi muito solicitado e traalhou desenvolvendo grandes pressões, não se deve desligar logo o motor. Deve-se deixar o motor a trabalhar durante algum tempo e só depois se desliga o motor. É que, se desligar logo o motor, o turbo pode continuar em funcionamento [o turbo é independente do motor], rodando muitas vezes a mais de 100 000 rpm e alguns dos componentes do turbo deixariam de ser lubrificados pelo óleo. O óleo serve para lubrificar e também para arrefecimento dos componentes do turbo. Por isso nestas condições, o melhor é aguardar algum tempo! Desta forma o motor vai durar muito mais kilometros.
Manutenção do motor:
A performance do motor TDI depende da quantidade de ar, do combustível que entra no motor e da eficiência com que o combustível é utilizado. Estes são os principais componentes que necessitam de manutenção de forma ao motor funcionar da forma mais eficiênte:
Filtro de ar - inspecionar ou substituir a intervalos específicos. Se substituir aproveite e troque por um reutilizável.
Filtro de óleo - substituir a interválos específicos de acordo com o manual ou então diminuir esse intervalo.
Intercooler - inspecionar e limpar periodicamente o exterior e o interior que fica cheio de óleo.
Correia de transmissão - não falhar o periodo de substituição.
Óleo - substituir de 15000 em 15000 km [ou conforme as especificações do fabricante] ou diminuir esse intervalo para metade se o motor for usado frequentemente em condução mais desportiva e se o o carro estiver com alterações mecânicas e electrónicas. Usar óleos de boa qualidade e nunca misturar óleos diferentes.
Tuning:
De uma forma genérica para melhorar a performance do motor é preciso ter em conta as seguintes linhas de acção:
Fazer com que entre a maior quantidade de ar frio possível no motor.
Conseguir com que o motor queime a mistura ar-combustível da maneira mais eficiente.
Ajudar os gases de escape a sair o mais rápido possível.
De seguida descrevem-se algumas possíveis alterações para cada um dos casos anteriores
Fazer com que entre a maior quantidade de ar frio possível no motor.
Filtro de ar de caixa; admissão directa; admissão dinâmica; remover restrições da caixa de ar; isolamento térmico das condutas do ar; tubo do intercooler antes da admissão em alumínio; limpeza do intercooler; canalizar mais ar para o intercooler; melhorar a saídas do ar atras do intercooler; tubo inferior do intercooler de maior diâmetro; bypass ao CCV; ventoinha para o intercooler; jacto de água para o intercooler; intercooler frontal; duplo intercooler ou um com melhor eficiência; intercooler ar-agua; Modificação do colector de admissão. Eliminação restrições EGR.
Conseguir com que o motor queime a mistura ar-combustível da maneira mais eficiente.
Reprogramação da centralina; chip; "tuning box"; aditivos; baixar as temperaturas no interior do compartimento do motor; bypass à EGR; 1 volta ao parafuso do VNT (turbo); bom óleo sintético; radiador de óleo; Evry mod; Alteração do turbo; turbo hibrido; aumento da pressão do turbo; modificação dos injectores ou bicos de injectores; alteração da bomba de gasóleo;
Ajudar os gases de escape a sair o mais rápido possível.
Sistema de escape completo com 2.5'' de diâmetro; isolamento térmico do colector de escape; panela de rendimento; substituir a panela final por um tubo; retirar catalisador;
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